Você investiu na construção do site da sua empresa. Horas, dias e semanas discutindo a melhor apresentação, trocando textos, corrigindo os erros. Finalmente ficou do seu agrado. Mas será que está no formato ideal? Você realmente acredita que a sua página atende o objetivo real que é gerar negócios?
Vou dar algumas dicas sobre o que é necessário existir na sua página, para que você possa converter visitantes em leads. Mas em primeiro lugar é necessário ter visitantes. Leia a minha postagem “dicas de como gerar tráfego na minha página” e coloque em prática esses passos fundamentais.
Acreditando que você já possui tráfego suficiente, mas não consegue transformar esses visitantes em leads, é preciso que você transforme esses visitantes em dados que podem ser tratados no funil de compras (saiba o que é o funil de compras). Mas como?
Primeiramente defina o seu público. Definir com clareza o perfil de pessoa que você quer precisa ter na sua audiência é indispensável para que os seus emails gerem a resposta que você deseja. A quem deverão chegar as suas informações? Aos proprietários de micro e pequenas empresas ou a quadros de multinacionais? A homens e mulheres apaixonados por cavalos ou residentes no Lado Sul em Brasília, proprietários de imóveis com potencial de instalação de sistemas fotovoltaicos? Leia aqui a minha postagem sobre buyer persona e aprenda como criar as suas.
O email será indispensável nesse relacionamento que se inicia, mas não é a única ferramenta. Nessa postagem eu falo dos canais de comunicação com leads. Por isso o formato de contato, as pessoas que farão esse contato e principalmente o conteúdo que será enviado, farão a diferença entre o sucesso e o fracasso do processo de comunicação. Leia as minhas “dicas para criar conteúdo relevante e boa nutrição para os seus leads”.
O seu visitante chegou à sua página através de uma pesquisa orgânica no Google? (aprenda aqui como aparecer nas pesquisas do Google) Se ele pesquisou e encontrou a sua empresa, é porque há algum interesse no que você oferece. Vai deixá-lo sozinho no site?
Vamos aos passos mais importantes. Incentive-o a interagir com call-to-actions na sua landing Page.
- Crie mecanismos para que o visitante forneça os seus dados de email e telefone, por exemplo. Ofereça nutrição ao seu visitante. Crie informação relevante à qual ele só terá acesso se informar alguns dados, como nome e email, por exemplo, recebendo um link enviado para o email fornecido para download de um e-book.
- Instale um chat online, com uma resposta automática incentivando-o a interagir. Algo como “Bom dia, caso tenha alguma dúvida é só perguntar e eu terei a resposta. Obrigado pela visita.” Se o cliente interagir, o front-office comercial entrará imediatamente em ação, conversando com o visitante e transformando-o num lead.
- Facilite a vida do seu cliente. Crie um campo “insira aqui o seu telefone e nós ligamos para você.” Mas é para ligar mesmo. O cliente acredita que receberá uma ligação da empresa esclarecendo as suas dúvidas. Não perca essa oportunidade.
- Crie links nos textos produzidos, que levarão o visitante a informações complementares sobre o assunto tratado na sua landing page. Por exemplo, a landing Page fala sobre camisa retro de um clube de futebol. Se você oferece outro material do próprio clube, indique isso no seu texto, devidamente linkado, para que o visitante veja as outras opções disponíveis.
- Ofereça uma newsletter. Crie um campo para que ele informe o seu email. É importante nutrir o visitante com informações relevantes periódicas. Não force a venda, crie expectativa e forneça material realmente relevante.
- Instale um notificador push. Ao entrar na sua página ele receberá um pedido para receber notificações de
- atualizações da página. Aceitando, receberá a notificação tanto no celular como no desktop, assim que novo material for postado.
- Organize um webcast. Crie um evento transmitido ao vivo, onde você esclarecerá todos os detalhes dos seus serviços, as vantagens que você oferece e um preço especial para quem participar do webcast. Obviamente para isso, você necessitará de ter pleno conhecimento de falar em público e possuir as ferramentas necessárias para a transmissão e interação com os seus leads. Clique aqui e aprenda sobre como realizar webcasts para os seus seguidores.
Você precisa fazer login para comentar.