RS Marketing

Como diferenciar suas estratégias de marketing?

Home  >>  Blog  >>  Como diferenciar suas estratégias de marketing?

Como diferenciar suas estratégias de marketing?

On fevereiro 26, 2018, Posted by , In Blog, By ,, , With Comentários desativados em Como diferenciar suas estratégias de marketing?
[parallax-scroll id=”298″]

As agências de marketing estão se especializando cada vez mais e é preciso criar estratégias de marketing que diferenciem o seu trabalho do das demais. Como diferenciar suas estratégias de marketing? Com a especialização, começa a aparecer o fenômeno da similaridade de processos, onde as principais ferramentas e as estratégias de marketing são utilizadas por todos, sobrando pouco espaço para inovações. 

Mas como inovar nas propostas para os clientes? Eles estão sempre mais exigentes e não aceitam mais modelos pré-estabelecidos. Querem soluções específicas para os seus problemas, consultam mais, pesquisam mais e decidem mais com a razão do que com a paixão.

Conheça as nossas 5 dicas fundamentais para diferenciar as suas estratégias de marketing e se destacar da concorrência. Mantenha sempre o foco: o primeiro passo é conhecer a real necessidade do seu cliente.

Conheça bem o seu cliente.

[parallax-scroll id=”299″]

Ele é o centro do universo do Marketing. Todos os produtos giram ao seu redor mas o seu poder gravitacional é seletivo. Crie as suas personas para entender mais os seus desejos, as suas necessidades, como ele se comporta e reage a desejos e necessidades. Entenda uma regra básica nas estratégias de marketing: o foco é no cliente. Ter um foco no cliente geralmente é um forte contribuinte para o sucesso geral de uma empresa e envolve garantir que todos os aspectos da empresa satisfaçam seus clientes primeiro

Colete dados para suas estratégias de marketing.

[parallax-scroll id=”300″]

Pesquise. Philip Kotler afirma que “o novo modelo de marketing envolve construir uma base de dados com informações confiáveis de perfil do seu público. Isso vai permitir que você escolha as ferramentas de marketing correta nas redes sociais”. Não existe “achômetro” em marketing. Você não pode achar que conhece o seu cliente. Você precisa de dados que ofereçam uma base para a escolha desse público-alvo. Há ferramentas disponíveis para um bom data minning (mineração de dados) das suas estratégias de marketing. Não limite-se a pesquisar no Brasil. Procure referências internacionais. Quer uma? Essa é do pai da administração moderna, Peter Drucker: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”.

Aposte em multicanais.

[parallax-scroll id=”303″]

Milton Nascimento cantou na música Os Bailes da Vida que “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. E todo produto tem que aparecer onde o cliente está, desde o seu nascimento, com o perdão do trocadilho. Aposte em multicanais de divulgação e de distribuição. O cliente está na internet, está nas ruas, ouve rádio (ainda ouve), assiste a TV, participa de eventos, shows, feiras, etc.. E ele também pode comprar na sua loja física, na sua loja online, pelo aplicativo, receber em casa ou retirar na loja. Cada canal tem o seu potencial de conversão e não deve ser desprezado. Uma das estratégias de marketing é a combinação de várias ações que, em conjunto, maximizam o impacto da sua mensagem. 

Entregue valor e surpreenda.

[parallax-scroll id=”306″]

Não basta satisfazer um desejo. O importante é surpreender e tornar o processo numa experiência inesquecível. Já viu álbum de fotografia de velório? E de casamento, batismo? O que é gratificante recordamos com alegria e prazer e comentamos com os amigos. Para Karl Albrecht, o cliente fala o básico e o esperado e você tem que oferecer o desejado e o inesperado.

Crie um relacionamento.

[parallax-scroll id=”308″]

Antecipe as necessidades dos clientes, forneça conteúdo rico. Normalmente o primeiro contato de um potencial cliente com a empresa é através desse conteúdo rico. Ele preenche um formulário na internet em troca de algo que agregue valor, como um eBook, WhitePaper, Infográfico, Webinar, degustação de um software, etc. Crie autoridade e torne-se o fornecedor de conteúdo que tira as dúvidas dos seus clientes.

Insira essas dicas nas suas estratégias de marketing para se diferenciar da concorrência. Amplie mais os seus conhecimentos baixando o e-book “Os 13 Ps do Marketing“. Ele será muito útil no seu trabalho de diferenciação das suas estratégias de marketing.

Comments are closed.
×