A importância do Marketing de Conteúdo

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Keuller AWI Service

Keuller Boy - Gerente de Qualidade da AWI Service

"Nossa empresa é cliente do Roberto Silveira e digo, categoricamente, que nossos resultados comerciais passaram pela suas sábias decisões e competências. São grandes resultados, principalmente falando de marketing digital e ferramentas modernas para um mercado com alta agressividade. Deixo aqui o meu depoimento."

 

Marketing é coisa séria e tem que ser tocado por quem realmente entende do assunto. Esqueça o seu sobrinho que sabe “mexer com internet”. Se ele não tem formação de Marketing, não serve. Você não leva o seu carro para o açougueiro consertar e nem irá tratar do seu coração num escritório de contabilidade.

 

Ações mal realizadas podem equivaler a clientes perdidos, leads e prospects que não chegam nem a conhecer sua marca ou até muito tempo e dinheiro jogados fora.

 

Serviços de comunicação e marketing digital feitos de forma amadora e errada, terão como conseqüências um planejamento de Inbound Marketing mal feito, levando a empresa a gerar sua própria crise de imagem, perder credibilidade junto ao seu público e até ser um fator decisivo na hora da escolha.

 

Os 4 Ps do Marketing estão superados.

Acrescentei a eles outros amigos que são fundamentais nos resultados. Vamos a todos os Ps.

Produto

É aquilo que você oferece. Pode ter um atributo tangível (uma TV, um carro, produto alimentício, um celular) ou intangível (um seguro de vida, conserto de ar condicionado, transporte de passageiros), tem relação com a demanda (alguém tem que necessitar desse produto para ele estar no mercado) e tem forma, valor, tamanho, peso, cor, embalagem (no caso de um produto tangível), tempo, distância, compensação, lucro (no caso de um produto intangível).

Preço

É aquilo que custa ao consumidor ter usufruto do seu produto e que faz com que quem o oferece, consiga manter a empresa em funcionamento, pagando salários, insumos, impostos, etc. Tem que ser atrativo ao público e tem que gerar receita na estratégia. É o único P que que gera receita.

Praça

É o local onde o produto encontra-se disponível. Incorpora a logística e a distribuição. Interfere na segmentação do público. Utiliza os canais de distribuição (lojas físicas, loja online, armazém, etc..)

Promoção

É como você informa a existência do seu produto. Enquadram-se aqui as estratégias de comunicação e os canais de comunicação.

Pesquisa

Esse P atua em vários outros Ps. Atua no Produto, desde a sua concepção, no Preço, tendo em vista que você deve ter um produto com o preço compatível ao valor percebido, na praça, pois quando você encontrou a demanda, ele tem uma localização geográfica, de gênero, idade e classe social, e também atua na promoção, pois você deve saber quais os canais de comunicação utilizados pelo seu público.

Planejamento

Todo o processo futuro após o produto ser produzido, necessita de um planejamento. Todos os passos devem ser detalhadamente planejados, para que seja possível corrigir falha e melhorar a performance.

Produção

Aqui é feita a criação do produto. São escolhidas as suas características e atributos para que esteja disponível ao público.

Posicionamento

Está relacionado com todo o conjunto de Os, mas principalmente com os 4 tradicionais (Produto, Preço, Praça e Promoção) como um todo. O posicionamento de marketing consiste nas estratégias e nas ações adotadas pela empresa com o objetivo de fazer as divulgações dos produtos ou dos serviços com os quais atua. Ainda que uma solução de marketing possa ter como objetivo o posicionamento de marca na internet, por exemplo, as práticas são voltadas para a venda, impactando o consumidor.

Processo

Processo de marketing consiste na em 4 etapas: análise das oportunidades de mercado, que compreende a pesquisa e a seleção dos mercados alvo; a definição da estratégia; o planejamento das ações e a gestão dos esforços de marketing. É por meio do processo de marketing e suas etapas que as empresas conseguem conhecer seu público-alvo, o mercado e sua empresa, para entregarem a seus clientes produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades.

Performance

É a avaliação percebida de um produto no mercado realizada por indicadores chave de desempenho (KPI - Key Performance Indicator). É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas estão efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização. Existem milhares de indicadores que podem ser medidos. Estamos em uma época em que o fluxo de informação é imenso e constante! O ponto central é saber escolher quais são os indicadores a serem medidos.

Publicidade e Propaganda

Propaganda é o anúncio que tem veiculação paga como em revistas, televisão e links patrocinados na internet, por exemplo. Já a publicidade seria classificada como a comunicação não paga, que pode acontecer de forma espontânea. Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia. Propaganda deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de reprodução. Propagare deriva de pangere = enterrar, mergulhar, plantar.

Pós-venda

O pós-venda é um conjunto de ações do marketing realizadas após a venda de um produto ou a contratação de um serviço. Elas têm o objetivo principal de fidelizar o cliente e torná-lo embaixador da marca, por isso, são baseadas em pesquisas de satisfação, serviços de manutenção, promoções especiais e outras formas de atendimento.

Pessoas, Público Alvo e Personas

Pessoas são o ambiente macro. São todos aqueles integrantes do processo de consumo, desde os colaboradores da empresa, do RH à força de vendas, aos integrantes do processo de distribuição, da criação das campanhas de promoção, os parceiros, fornecedores e, obviamente, o consumidor. Num ambiente intermediário, está o público-alvo, que dará uma noção ampla de quem é e onde pode estar o seu consumidor. No ambiente mais específico, estão as Personas. Uma Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal


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