Guia Definitivo de Como Começar a Vender na Internet

Guia Definitivo de Como Começar a Vender na Internet

maio 2, 2023 0 Por Roberto Silveira

Começar a vender na internet pode ser um caminho muito promissor para quem deseja empreender e ampliar os negócios. Para ajudar quem está começando nesse mundo, criamos um guia definitivo que traz as principais informações sobre o assunto.

Principais dificuldades

Algumas das principais dificuldades enfrentadas por quem deseja começar a vender na internet são:

  • Falta de conhecimento sobre marketing digital;
  • Dificuldade em escolher os melhores produtos para vender;
  • Pouca experiência em gestão de negócios online;
  • Desafios logísticos e de armazenamento.

Conhecimentos básicos

Para começar a vender na internet, é importante ter conhecimentos básicos em:

  • Marketing digital;
  • Gestão de e-commerce;
  • Logística e estoque;
  • Finanças e controle de fluxo de caixa.

Começar a Vender na Internet - Formações rápidas

Algumas formações rápidas que podem ser importantes para quem deseja começar a vender na internet são:

  • Cursos de marketing digital e gestão de redes sociais;
  • Workshops sobre logística e armazenamento de produtos;
  • Palestras sobre finanças e controle de fluxo de caixa.

Cursos Gratuitos com Certificado

Algumas opções de cursos gratuitos com certificado para empreendedores são:

    1. Curso de Empreendedorismo e Inovação – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/empreendedorismo-e-inovacao,07918a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    2. Curso de Marketing Digital – Rock Content – https://rockcontent.com/curso-de-marketing-digital/
    3. Curso de Gestão Financeira – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/gestao-financeira,53d5c8a6a28bb410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    4. Curso de Técnicas de Vendas – Instituto de Vendas – https://institutodevendas.com.br/curso-gratuito-tecnicas-de-vendas/
    5. Curso de Gestão de Pessoas – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/gestao-de-pessoas,4b4f6c41b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    6. Curso de Design Thinking – MJV Tecnologia – https://www.mjvinnovation.com/blog/curso-de-design-thinking-gratuito/
    7. Curso de Gestão de Projetos – Fundação Getúlio Vargas – https://www.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Gestao/Gestao-de-Projetos/OCW-EAD-GPROJ
    8. Curso de Atendimento ao Cliente – Rock University – https://rockcontent.com/curso-atendimento-ao-cliente/
    9. Curso de Planejamento Estratégico – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/planejamento-estrategico,ea4446e6a28bb410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    10. Curso de Empreendedorismo Social – Universidade de São Paulo – https://www.coursera.org/learn/empreendedorismo-social
    11. Curso de Inovação – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/inovacao,b050c8a6a28bb410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    12. Curso de Liderança – Escola de Negócios do SEBRAE – https://ead.sebrae.com.br/cursos/lideranca/
    13. Curso de E-commerce – Prime Cursos – https://www.primecursos.com.br/e-commerce/
    14. Curso de Empreendedorismo Feminino – Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/empreendedorismo-feminino,4b4f6c41b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
    15. Curso de Estratégias de Marketing para E-commerce – UOL Edtech – https://www.eduk.com.br/cursos/9-marketing-e-vendas/5524-estrategias-de-marketing-para-e-commerce
    16. Curso de Gestão de Negócios – Fundação Getúlio Vargas – https://www.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Gestao/Gestao-de-Negocios/OCW-EAD-GNEGOC
    17. Curso de Marketing Digital – Escola do Marketing Digital Este curso é voltado para empreendedores que querem aprender sobre marketing digital, abrangendo desde estratégias de SEO até publicidade online. O curso é totalmente gratuito e oferece certificado.

    Link: https://www.escoladomarketingdigital.com.br/cursos-gratuitos/

    1. Curso de Gestão de Pessoas – FIA Online Este curso gratuito oferecido pela FIA Online (Fundação Instituto de Administração) aborda temas como liderança, motivação e gestão de equipes. É indicado para empreendedores que desejam desenvolver habilidades de gestão de pessoas.

    Link: https://www.fia.com.br/curso/curso-online-gestao-de-pessoas/

    1. Curso de Empreendedorismo – Sebrae O Sebrae é uma instituição conhecida por auxiliar empreendedores em diversas áreas, e o curso de Empreendedorismo é um dos mais populares. O curso é online e gratuito, e aborda desde a identificação de oportunidades até a elaboração do plano de negócios.

    Link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/empreendedorismo,f3cbe8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    1. Curso de Introdução ao E-commerce – Ecommerce School O Ecommerce School é uma escola online especializada em e-commerce. O curso de Introdução ao E-commerce é totalmente gratuito e oferece certificado, abordando temas como logística, meios de pagamento, segurança digital e gestão de pedidos, para quem quer Começar a Vender na Internet.

    Link: https://www.ecommerceschool.com.br/cursos/introducao-ao-ecommerce/


    Lembrando que a lista acima é apenas uma pequena amostra dos cursos gratuitos disponíveis na internet para empreendedores. É importante sempre buscar se capacitar e aprimorar os conhecimentos para ter sucesso no mundo dos negócios.

20 Produtos mais vendidos pela internet no Brasil

Com base em dados de algumas das principais plataformas de e-commerce do Brasil, criamos uma lista para os 20 produtos mais vendidos na internet no país:

  1. Eletrônicos (smartphones, notebooks, TVs, etc.) – Fonte: Magazine Luiza 
  2. Moda e acessórios – Fonte: Mercado Livre 
  3. Beleza e cuidados pessoais – Fonte: Magazine Luiza 
  4. Casa e decoração – Fonte: Amazon 
  5. Livros – Fonte: Amazon 
  6. Brinquedos e jogos – Fonte: Americanas 
  7. Alimentos e bebidas – Fonte: Mercado Livre 
  8. Móveis – Fonte: Magazine Luiza 
  9. Automotivo – Fonte: Mercado Livre 
  10. Esporte e lazer – Fonte: Netshoes 
  11. Pet shop – Fonte: Petz 
  12. Saúde e bem-estar – Fonte: Ultrafarma 
  13. Ferramentas e construção – Fonte: Leroy Merlin 
  14. Joias e relógios – Fonte: Vivara 
  15. Papelaria – Fonte: Kalunga 
  16. Artigos para festa – Fonte: Magazine 25 
  17. Games – Fonte: Steam 
  18. Produtos para bebês – Fonte: Bebê Store 
  19. Produtos para casa – Fonte: Camicado 
  20. Produtos para escritório – Fonte: Staples 

Vale ressaltar que essa lista pode variar dependendo da fonte de informação e do período analisado, mas ela dá uma boa ideia dos produtos que têm maior demanda no e-commerce brasileiro.

10 mais vendidos Moda e Acessórios

O Mercado Livre é uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil e oferece uma grande variedade de produtos de moda e acessórios. Segundo dados da própria plataforma, os 10 produtos de moda e acessórios mais vendidos no país são:

  1. Calçados femininos
  2. Roupas femininas
  3. Relógios masculinos
  4. Calçados masculinos
  5. Roupas masculinas
  6. Bolsas femininas
  7. Óculos de sol
  8. Joias e bijuterias
  9. Perfumes
  10. Bonés e chapéus

10 mais vendidos Beleza e Cuidados Pessoais

O Magazine Luiza é uma das principais redes de varejo do Brasil. Segundo dados da própria plataforma, os 10 produtos de beleza e cuidados pessoais mais vendidos no país são:

  1. Perfumes importados
  2. Maquiagens
  3. Perfumes nacionais
  4. Produtos para cabelo
  5. Tratamentos para pele
  6. Aparelhos de barbear
  7. Produtos para barba
  8. Produtos para depilação
  9. Protetores solares
  10. Cremes hidratantes

10 mais vendidos Casa e Decoração

A Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, com forte presença no mercado brasileiro. Segundo dados da própria plataforma, os 10 produtos de casa e decoração mais vendidos no Brasil são:

  1. Jogos de cama
  2. Tapetes
  3. Cortinas e persianas
  4. Capas para sofá
  5. Almofadas decorativas
  6. Colchas e cobertores
  7. Toalhas de banho
  8. Enfeites de parede
  9. Quadros decorativos
  10. Puffes e bancos

10 Livros mais vendidos no Brasil

Segundo dados da Amazon, os 10 livros mais vendidos no Brasil são:

  1. “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se” de Mark Manson
  2. “Mulheres Que Correm Com Os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés
  3. “O Poder da Autorresponsabilidade” de Paulo Vieira
  4. “O Milagre da Manhã” de Hal Elrod
  5. “Mais Esperto que o Diabo” de Napoleon Hill
  6. “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” de Carol Dweck
  7. “Os Segredos da Mente Milionária” de T. Harv Eker
  8. “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert T. Kiyosaki
  9. “O Homem Mais Rico da Babilônia” de George S. Clason
  10. “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle

Esses livros são bastante populares entre os leitores brasileiros e podem ser uma boa opção para quem deseja iniciar ou expandir a leitura de obras sobre autoajuda, psicologia, finanças pessoais, entre outros temas.

10 Brinquedos mais vendidos no Brasil

As Americanas é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do Brasil, que também comercializa brinquedos em seu site. Segundo dados da própria plataforma, os 10 brinquedos mais vendidos no Brasil são:

  1. Boneca Baby Alive
  2. Boneca LOL Surprise
  3. Quebra-Cabeça Infantil
  4. Mini Veículo Elétrico Infantil
  5. Lego Classic
  6. Play-Doh
  7. Massinha de Modelar
  8. Carrinho de Controle Remoto
  9. Patinete Infantil
  10. Bicicleta Infantil

20 mais vendidos em Alimentos e Bebidas

De acordo com dados do Mercado Livre, os 20 produtos mais vendidos nessa categoria são:

  1. Café
  2. Chá
  3. Cervejas artesanais
  4. Vinhos
  5. Leite em pó
  6. Refrigerantes
  7. Azeite de oliva
  8. Água mineral
  9. Leite condensado
  10. Achocolatado em pó
  11. Energéticos
  12. Leite UHT
  13. Molhos de tomate
  14. Whisky
  15. Leite de coco
  16. Queijos
  17. Salgadinhos
  18. Água de coco
  19. Barras de cereais
  20. Sucos concentrados

10 móveis mais vendidos pela internet

Segundo dados do Magazine Luiza, os 10 móveis mais vendidos no Brasil são:

  1. Sofá
  2. Guarda-roupa
  3. Cama Box
  4. Painel para TV
  5. Cômoda
  6. Colchão
  7. Mesa de jantar
  8. Armário de cozinha
  9. Rack para TV
  10. Estante

10 mais vendidos Produtos Automotivos

De acordo com dados do Mercado Livre, os 10 produtos mais vendidos nessa categoria são:

  1. Kit Xenon
  2. Bateria automotiva
  3. Capa de chuva para motociclista
  4. Kit de alarme automotivo
  5. Capa para banco de carro
  6. Insulfilm
  7. Sensor de estacionamento
  8. Cera automotiva
  9. GPS automotivo
  10. Óleo lubrificante

20 mais vendidos Produtos Esportivos

A Netshoes é uma das principais lojas online de produtos esportivos no Brasil. Segundo dados da própria plataforma, os 20 produtos mais vendidos nessa categoria são:

  1. Tênis de corrida
  2. Camisetas esportivas
  3. Bolas de futebol
  4. Chuteiras
  5. Tênis casuais
  6. Shorts esportivos
  7. Jaquetas esportivas
  8. Camisas de times de futebol
  9. Bonés
  10. Bicicletas
  11. Luvas de goleiro
  12. Meias esportivas
  13. Tênis de academia
  14. Tênis de basquete
  15. Tênis de futsal
  16. Tênis de vôlei
  17. Kimonos de jiu-jitsu
  18. Calças esportivas
  19. Camisas de corrida
  20. Skates

Esses produtos são bastante populares entre os consumidores brasileiros e e essa listagem pode ser uma boa opção para quem deseja montar um negócio de venda de produtos esportivos e de lazer na internet.

Glossário Básico para Começar a Vender na Internet

Aqui está um glossário com os principais termos utilizados no processo de venda online para quem quer Começar a Vender na Internet:

  1. E-commerce: Comércio eletrônico, é a compra e venda de produtos ou serviços pela internet.
  2. Marketplaces: São plataformas de comércio eletrônico que permitem que várias lojas vendam seus produtos em um único lugar.
  3. Dropshipping: É um modelo de negócio em que o empreendedor vende produtos sem ter estoque, ou seja, ele vende os produtos de um fornecedor que é responsável pelo envio direto ao cliente final.
  4. Plataforma de Dropshipping: São plataformas que conectam empreendedores com fornecedores que oferecem o modelo de negócio de dropshipping.
  5. Fornecedores de Dropshipping: São empresas que oferecem o serviço de dropshipping, ou seja, fornecem produtos para que os empreendedores possam vender sem precisar ter estoque.
  6. SEO: Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, são técnicas que visam melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos resultados de busca.
  7. Conversão: É a ação de transformar um visitante de um site em um cliente, ou seja, uma compra, um cadastro, entre outros.
  8. ROI: Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento, é uma métrica utilizada para avaliar o desempenho de uma campanha de marketing ou investimento.
  9. Funil de vendas: É o processo pelo qual um visitante do site se torna um cliente, passando por etapas como atração, interesse, decisão e ação.
  10. Ticket médio: É a média do valor que cada cliente gasta em uma compra ou durante um determinado período.
  11. Market share: É a porcentagem de mercado que uma empresa detém em relação a outras empresas do mesmo setor.
  12. Cross-selling: É a técnica de oferecer produtos complementares ou relacionados a um produto que o cliente já comprou.
  13. Up-selling: É a técnica de oferecer um produto de maior valor ou com mais recursos do que o produto que o cliente estava pensando em comprar.
  14. Checkout: É a página final de um processo de compra online, onde o cliente realiza o pagamento e finaliza a compra.
  15. Gateway de pagamento: É a plataforma que permite a realização do pagamento de uma compra online, conectando o site do vendedor ao sistema de pagamento utilizado pelo comprador.
  16. Fulfillment: É o processo de gerenciamento do estoque, embalagem, envio e entrega de produtos vendidos online.
  17. Customer journey: É a jornada do cliente, ou seja, todas as interações que um cliente tem com uma marca, desde o primeiro contato até a pós-venda.
  18. Customer lifetime value: É o valor que um cliente gera para uma empresa durante todo o seu relacionamento com a marca.
  19. Retenção de clientes: É a capacidade de uma empresa de manter seus clientes, ou seja, fazê-los comprar novamente.
  20. Churn rate: É a taxa de cancelamento de clientes, ou seja, a porcentagem de clientes que deixam de comprar de uma empresa em um determinado período.